Comunidade Shalom e Eneagrama: um casamento de mais de 20 anos. A Comunidade Shalom deu ao Eneagrama a vivência de uma espiritualidade integrada na vida e a partir do ser humano e acrescentou a experiência pedagógica da Educação Libertadora de Paulo Freire e a centralidade da pessoa na visão de Carl Rogers. Daí surgiram frutos fecundos e maduros, que têm alimentado transformações profundas na vida de muitas pessoas.  

No Brasil e em Portugal, mais de vinte e cinco mil pessoas já passaram pelos nossos Cursos de Eneagrama e falam de sua vida a partir do antes e do depois. Quatro livros de Domingos Cunha editados pela Paulus e com cerca de 30.000 exemplares vendidos, e uma nova coleção de quatro livros pela Editora Karuá. O Instituto Eneagrama Shalom, atualmente com mais de 40 profissionais em Portugal e em quase todos os Estados do Brasil e atingindo atualmente mais de quatro mil pessoas por ano... são marcas de uma história que legitima e enfatiza esta parceria. 

Uma tradição vivenciando e ensinando Eneagrama, na perspectiva da transformação pessoal pelo autoconhecimento, no horizonte da espiritualidade. Uma abordagem própria e uma pedagogia que parte das pessoas e permite a descoberta e a tomada de consciência de forma simples, profunda e progressiva.  

A Formação Eneagrama Shalom surge como resposta a muitas pessoas que ao longo destes anos pedem uma formação específica para trabalhar com esta tradição e pretende ser uma partilha da nossa experiência.


Objetivo Geral:

Capacitar pessoas em termos de conteúdo e habilidades pedagógicas para utilizarem o Eneagrama de modo ético nas suas áreas específicas de atuação.

  

Objetivos Específicos:

  1. Compreender a estrutura fundamental dos nove Tipos de Personalidade.
  2. Compreender a caracterização dos Instintos e dos 27 Subtipos.
  3. Dominar os caminhos de crescimento do Eneagrama (Asas e Flechas).
  4. Habilitar para o ensino da tradição do Eneagrama individualmente ou em grupo.
  5. Capacitar para a elaboração do próprio material para o ensino e a aplicação do Eneagrama em sua área específica de atuação.  

 

Conteúdo Programático no Brasil e em Portugal: 

Módulo I: Caracterização do essencial dos nove tipos de Personalidade / Estudo dos Caminhos de Crescimento: Asas e Flechas / Treinamento de habilidades pedagógicas. 

Módulo II: Coordenação da Técnica da Partilha Vivencial / Instintos e caracterização dos Subtipos / Caminhos de Crescimento: Flechas / Essência / Treinamento de habilidades pedagógicas. 

 

 Carga Horária:

Carga horária total de 150 h/a, compreendendo: 68h/a por Módulo + 15h/a de prática e trabalho individual.

Os dois módulos serão condensados em dois períodos de uma semana cada, em dois semestres consecutivos, sendo o Módulo I no primeiro semestre e o Módulo II no segundo semestre.

 

Candidatura: 

  • Currículo.
  • Questionário
  • A candidatura será submetida à avaliação e aprovação da Equipe da Escola de Formação Eneagrama Shalom.
  • As vagas são limitadas.

 

Critérios 

  • Participação nas três Etapas de Eneagrama (segundo a metodologia do Instituto Eneagrama Shalom) nos últimos três anos, concluídas até o início do 1º Módulo.
  • Participação no Retiro Vivência de Eneagrama, até a conclusão dos dois módulos.
  • Participação integral nos dois Módulos.
  • Cumprimento das tarefas entre os Módulos (que serão avaliadas).
  • Avaliação Final depois de concluir os dois Módulos do Curso. 
    1. Trabalho Final
    2. Autoavaliação
    3. Avaliação do Grupo
    4. Avaliação da Equipe

  

Observações: 

  • A cada semestre é oferecido um Módulo, podendo a formação ter seu início em qualquer um dos Módulos. O aluno deve concluir os Módulos no prazo máximo de 2 (dois) anos.
  • A realização de cada módulo está condicionada ao fechamento da turma.
  • O curso não tem validação acadêmica.

 

A Equipe, que já facilitou a Formação de várias turmas do FESh no Brasil, é constituída por:

 

Domingos Cunha, CSh. – professor de Eneagrama há mais de vinte anos, autor de quatro livros editados pela Paulus e com cerca de 30.000 exemplares vendidos, e uma nova coleção de quatro livros pela Editora Karuá.utor de quatro Livros, Membro Fundador da Associação Brasileira de Eneagrama onde já exerceu a função de Presidente.

- Ana Maria Andreazza - Mestre em Administração e Controladoria, professora de Eneagrama do Instituto Eneagrama Shalom desde 2010. Membro da Associação Brasileira de Eneagrama. 

- Suzane Costa - graduada em Pedagogia, professora de Eneagrama do Instituto Eneagrama Shalom desde 2008, Membro da Associação Brasileira de Eneagrama, onde exerceu durante 06 anos (2010 - 2016) a função de Secretária Executiva.

 

Informações e Inscrições no Brasil:

fesh.csh@gmail.com / Suzane Costa (85) 98734.6305 – OI / 99610.4897 – CLARO 


Datas:

Módulo III: 16 a 20 de outubro de 2017 (turma completa)

2018

Módulo I – Caracterização do essencial dos nove tipos de Personalidade / Estudo dos caminhos de crescimento: Asas e Flechas / Treinamento de habilidades pedagógicas. Data: 28 de abril a 05 de maio/2018.  

Módulo II – Coordenação da Técnica da Partilha Vivencial / Instintos e caracterização dos Subtipos / Caminhos de Crescimento: Flechas / Essência / Treinamento de habilidades pedagógicas. Data: 20 a 27 de outubro/2018.

Início: sábado às 14h / Término: sábado após o almoço.                  

Local: Sítio Tabuba Shalom – Ceará.

  

Informações e Inscrições em Portugal:

ieshpt@gmail.com 


Datas 

Módulo II – Coordenação da Técnica da Partilha Vivencial / Instintos e caracterização dos Subtipos / Caminhos de Crescimento: Flechas / Essência / Treinamento de habilidades pedagógicas. Data: 02 a 09 de setembro de 2017. 

Módulo I – Caracterização do essencial dos nove tipos de Personalidade / Estudo dos caminhos de crescimento: Asas e Flechas / Treinamento de habilidades pedagógicas. Data: 2019 / a definir.

Início: sábado às 14h / Término: sábado após o almoço.                  

Local: a definir.


 

 

Assista ao vídeo e conheça um pouco mais:

 


 

RECEBA NOVIDADE EM SEU E-MAIL